Coopera alerta: Bandeira tarifária será amarela em julho
A Cooperativa Pioneira de Eletrificação – Coopera, com sede em Forquilhinha, informa que, por determinação da Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, a bandeira tarifária no mês de julho será amarela. Com a bandeira amarela em vigor, o custo da energia elétrica será maior.
O gerente da Coopera, engenheiro Jefferson Spacek, explica que o sistema de bandeiras tarifárias foi implementado para sinalizar aos consumidores o custo da geração de energia elétrica e incentivar o uso consciente. “Na bandeira amarela, por exemplo, o aumento é de R$ 1,88 por 100 kWh o que significa que, para cada 100 quilowatt-hora consumidos, a conta de energia elétrica será acrescida de R$ 1,88”, aponta.
A Coopera dá algumas dicas para economizar energia e ajudar a reduzir o consumo e, consequentemente, a conta de luz, especialmente em períodos de bandeira tarifária amarela: - Desligue aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso; Utilize lâmpadas LED; Aproveite a luz natural; Desligue luzes em ambientes desocupados; Utilize eletrodomésticos de forma eficiente evitando abrir a porta da geladeira desnecessariamente e regulando a temperatura para o nível adequado; Utilize a máquina de lavar roupas e louças somente quando estiverem cheias; Evite usar o ferro elétrico e o chuveiro elétrico durante o horário de pico e reduza o uso do ar condicionado.