Coopera completa 64 anos de trabalho em prol dos cooperados com resultados econômicos e sociais
Quando a Laís Ronchi nasceu, a história da Cooperativa Pioneira de Eletrificação, a Coopera, já era escrita há algumas décadas. Nesta sexta-feira, 27 de janeiro, a cooperativa comemora 64 anos de fundação. Embora não tenha vivido essa trajetória desde o início, a empresária e moradora de Forquilhinha celebra os resultados. “Ter a Coopera é muita honra pra nós do comércio. Faz com que a gente tenha um custo mais baixo nos produtos e pratique um preço mais competitivo no mercado”, define ela.
É que ao chegar aos 64 anos, a Coopera se destaca no ramo de infraestrutura como a maior cooperativa em distribuição de energia do Estado. Há oito anos, figura no ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, com uma das menores tarifas de energia elétrica do país. E em 2022, pelo segundo ano consecutivo, detém a menor tarifa brasileira entre as permissionárias.
“A cada ano evoluímos com mais comprometimento, fortalecendo as relações com os cooperados e chegando a resultados cada vez melhores, assim como esses”, avalia Walmir Rampinelli, presidente da Coopera.
O presidente também pontua outras entregas que tornam a cooperativa referência, como os resultados sociais e a diversificação das atividades da empresa.
Um espaço para a comunidade cooperada
Inaugurado em 2021, o Integra Coopera, Espaço Comunitário e Colaborativo, está localizado no centro de Forquilhinha. Ele oferece aos cooperados diversos cursos e atividades. Somente em 2022, mais de 2 mil atendimentos foram realizados nas oficinas, cursos, workshops e serviços.
Novos produtos, serviços e investimentos
A Coopera diversificou há alguns anos as atividades e, com isso, também tem como propósito levar comunicação de qualidade para o interior por meio dos serviços de internet de fibra ótica da Coopera Telecom, e atendendo os clientes de todo Brasil com a loja de materiais elétricos – a Coopera Soluções Elétricas.
Além disso, novos investimentos são realizados, como a construção de uma nova subestação em Criciúma e a PCH - Pequena Central Hidrelétrica em São Joaquim, que trará mais competitividade para a Cooperativa enquanto empreendimento coletivo.
Prefeitos de Forquilhinha, Nova Veneza e Criciúma parabenizam
Lembrando da data, os prefeitos das cidades atendidas pela Coopera parabenizaram a empresa e os cooperados. O prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, parabenizou além dos associados, todos os ex-presidentes e diretores. “Nossos parabéns aos desbravadores que fizeram da Coopera essa grande empresa de orgulho para Forquilhinha e região”, disse.
Na visão de Rogério Frigo, prefeito de Nova Veneza, a Coopera é uma empresa que dá resultado, atende muito bem e com eficiência as empresas e os consumidores. “Temos muito orgulho de falar da Coopera, que faz um atendimento com rapidez, qualidade além de trazer muitos investimentos para toda a região”, comenta.
O Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, também cumprimentou a cooperativa pelos seus 64 anos. “São mais de seis décadas trabalhando para o desenvolvimento de criciúma e de toda a região sul com atendimento de qualidade. Nossos sinceros votos de parabéns. Criciúma diz: muito obrigado”, finaliza o gestor.