COOPERA Força a quem produz, confiança em quem trabalha.

COOPERATIVISMO Programas e Projetos

Programa Cooper Jovem

Programa Cooper Jovem

Em parceria com as Cooperativas do Estado, a OCESC/SESCOOP-SC oferece capacitação para educadores, de modo a incluírem na prática pedagógica os princípios, valores e métodos da educação cooperativa. Além da capacitação eles recebem materiais pedagógicos do programa com sugestões de ferramentas didático-pedagógicas para sua utilização, aprofundando os conteúdos e relacionando-os com o cotidiano da escola para uso em sala de aula e fora dela como jogos cooperativos, que possui uma pedagogia da cooperação, promove o exercício de convivência e da cooperação, incentiva a prática da cooperação no cotidiano das escolas. Ao mesmo tempo, o SESCOOP-SC promove reuniões durante o ano, aos professores para orientação pedagógica aos projetos educacionais cooperativos, alinhamento/avaliação do andamento e dos resultados da implementação do programa, compartilhamento de experiências e discussão de ações em comum, atualização e planejamento de novas atividades.
Premiação: Dentro do Programa estão previstas duas premiações:
Prêmio Professor Cooperjovem: Que visa a valorização e o reconhecimento dos professores que desenvolvem atividades baseadas nos conteúdos do Programa Cooperjovem. Tem como pressuposto o fortalecimento da qualidade, o aperfeiçoamento, a inovação e o contínuo sucesso do trabalho do professor na escola.
Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem: Tem como público os alunos que fazem parte do Programa. Por meio dele, proporciona o estudo sobre a cultura da cooperação, além de enriquecer e fortalecer a aprendizagem dos alunos, a partir da produção de textos que registrem a aquisição de conceitos, valores e princípios do Cooperativismo e dos pressupostos do Programa Cooperjovem.
A cooperativa entra como grande parceira do SESCOOP-SC para implantar e acompanhar o Programa na escola, bem como apoiar os professores no que for preciso para a continuação do projeto.  Além de incentivar a utilização de diferentes recursos para a exploração, pesquisa, entrevistas, depoimentos, promove visitas na Cooperativa para acolher a curiosidade e a aprendizagem dos alunos sobre o sistema cooperativista.
Aos alunos que fazem parte do Programa, a COOPERA disponibiliza uma oficina, intitulada “Um só tom”, que ajuda a desenvolver e aprimorar o trabalho em equipe através da harmonia e da cooperação, o projeto prevê aulas de violão e percussão para os alunos que aprendem juntos uma atividade cultural e/ou musical. Nesse contexto auxilia a construir seu próprio conhecimento a partir de princípios básicos: respeito, cidadania e ajuda mútua.
A COOPERA é parceira do Programa Cooperjovem pelos benefícios sociais e de cooperação que ele representa.

Para início de conversa...
Os princípios que regem uma Cooperativa são enunciados que tendem a realizar a essência da cooperação. O movimento cooperativo representa uma admirável ideia de estimulante significação para a humanidade em seu conjunto.
Esses princípios são as linhas das quais as cooperativas levam os seus valores à prática. Dentre os sete princípios, (1. adesão livre, a 2. gestão democrática a 3. participação econômica dos membros, a 4. autonomia e independência ou 5. educação, formação e informação, 6. intercooperação e 7. interesse pela comunidade) a Coopera busca com o Cooperjovem a satisfação do 5º e do 7º, mas, além disso, busca valorizar o grande ator do Programa que é o professor, e por consequência, o aluno. A Cooperativa, através do Cooperjovem pretende auxiliar nessa protagonização de forma colaborativa e inteirada.
A comunidade escolar, e nela nos incluímos, precisa mudar algumas atitudes, perceber se a prática condiz com a teoria. Os professores, assim como a Cooperativa, têm que escolher um caminho e saber aonde ele vai dar antes de começar a percorrer, pois disso depende o aprendizado do aluno dentro e fora do Programa. Pois é muito fácil ser cooperativo quando nossos anseios já foram atendidos. Educação cooperativista supõe considerar que aprender é construir uma narração, construir uma história para ser compartilhada com os outros a quem defendemos e queremos ajudar.
Olhar para a comunidade a qual pertence e se ver parte dela, envolvido e se sentir responsável por ela. Nesse contexto a Cooperativa, através do Programa Cooperjovem, gostaria de estar junto para definir algumas prioridades nessa caminhada, já que a escola compartilha desse pensamento visionário, e claro ideal, pois ainda está em construção.

Galeria de Fotos

Voltar